Panela de Pressão #8
São Martinho
Hoje contamos tudo sobre o mês de Novembro! um mês de transição, a caminho do inverno, mas também do Natal, mas especialmente o mês de São Martinho.
Após alguns dias de ausência, descanso, férias e nova estratégia a ser desenvolvida para oferecer uma melhor experiência e o desejo de tornar o site “mais vivo “com a vossa ajuda; Voltando as explicações sobre essa festa altamente esperada neste começo chuvoso de Outono.
No dia 11 de novembro, comemoramos a festa “São Martinho”, reunida em volta das castanhas e Agua pé ou Jeropiga.
Jeropiga é uma bebida doce, levemente fermentada, com 25% de aguardente. É uma bebida bastante feminina, com um teor alcoólico de 18º / L. Vai bem com muitos doces.
L’Agua-pé, em um aceno ao modo como as uvas eram passadas no passado, é um vinho feito com o suco de uva restante após a pressão, ao qual adicionamos uma pouca água antes de deixar fermentar durante a noite. O teor alcoólico deste vinho é muito baixo (4 a 5º).
Este festival vem de uma lenda que um soldado romano (São Martinho) cruzou seu caminho com um mendigo tremendo. Não tendo nada a oferecer, com um golpe da espada, ele cortou a capa ao meio e ofereceu metade para se proteger. Milagrosamente, a chuva e o vento pararam e o sol começou a brilhar, como no verão.
Milagre ou fenômeno meteorológico (verão indiano)? Ainda assim, em Portugal, há séculos, no dia 11 de novembro, o verão de São Martinho (o Verão de São Martinho) é comemorado em torno de uma fogueira, castanhas e vinho (“Em dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho! “).
Já conseguimos encontrar vendedores ambulantes de castanhas há algumas semanas, já que os vendedores de pêssego e cereja foram substituídos assim que as temperaturas caíram. Como encontrá-los? Basta seguir o cheiro doce de castanhas grelhadas servidas em uma corneta de jornal entre 2,5 € e 3 € a dúzia, dependendo dos locais.
O dia 11 de novembro é também o dia de encerramento da Feira Nacional de Cavalos da Golegã, que começou em 1º de novembro, cidade localizada ao norte de Lisboa, integrando totalmente a Feira de São Martinho em atividades e procissões ao longo do dia.
https://welcome-to.pt/feira-da-golega-2019-feira-nacional-do-cavalo/
Alguns municípios também oferecem feiras como o do Seixal, que propõe, no dia 9 de novembro, no “Mercado Municipal de Pinhal Novo”, uma degustação de Agua pé e castanhas de borla durante toda a manhã e abre sua feira de outono entre os dias 8 e 10 de novembro para provar com frutas secas e outros sabores tradicionais do período entre 8h e 13h.
Na Lx Factory, na região do Brasil, no dia 9 de novembro, poderá desfrutar de concertos gratuitos (Samuel Úria com Joana Espadinha ou Samba de Luca Argel e Jazz Desbundixie) entre as 15h e as 22h, as castanhas e o vinho estarão por nossa conta.
Informações subsidiárias:
O Saint Martin é comemorado de diferentes maneiras ao redor do mundo, para saber mais, é aqui =>
http://digitalhub.fch.lisboa.ucp.pt/sao-martinho-pelo-mundo/
Outras feiras / festas:
https://festivaldeoutono.wixsite.com/home
https://www.facebook.com/events/408835833169487
https://www.facebook.com/events/3051238781617970
E mais …