Panela de pressão #3 : Lugares de Portugal

Non classé


Gosto de descobrir novos lugares, novos spots em Portugal.

Além disso, como a minha nº 1 ama tirar fotos, isso obriga-me a renovar frequentemente os lugares escondidos e menos escondidos que fazem o Portugal tornar-se o nosso país de coração.

-Para começar, há o inevitável “panorâmico de Monsanto” aberto desde 2017 ao público situado nos Montes Claros. Trata-se de um edifício redondo nas terras altas, que oferece como vistas a ponte de 25 de abril, o aqueduto que inicia no bairro de Serafina até ao Rato, onde poderá visitar o interior do aqueduto.

-Do outro lado da ponte temos o “Almendres volta Cromeleque” 12 kms de Évora.

Belo local megalítico, um dos mais importantes da Europa, com um excelente estado de conservação. Um jogo de esconde-esconde, um outro de cartas durante a viagem de volta a casa depois das férias nesse lugar e seguimos o nosso caminho. Podemos passar por um menir e sobreiros, que acabem por criar uma sombra para o piquenique, mas também podemos passar pelo Dolmen Zambuleiro perto de Valverde. É um dos mais altos do mundo, com 6m de altura e mais de 6000 anos. Essa estrada é uma das estradas que lhe permite escapar alguns momentos noutro milênio e observar esses gigantes da natureza.

-Uma área que nos surpreendeu é a Serra de estrela, mais precisamente as aldeias históricas a leste, como Sortelha, Piodo, Belmonte e assim por diante…

Estas aldeias fazem parte das 12 aldeias históricas de Portugal, guardiãs de conquistas e tradições antigas, cada uma delas tem características diferentes, como em Sortelha um edifício medieval com casas de granito construído sobre um conjunto de rochas, o que torna a vista única.

Em Belmonte, o berço de Pedro Àlvares Cabral (navegador que descobriu o Brasil), um lugar bucólico com suas igrejas, seu bairro judeu com sua Sinagoga e pequenas casas que descobrirá ao se perder nas ruas pavimentadas.

Para mais informações, acede aqui:

https://www.visitportugal.com/fr/node/73751

-Mais para o sul, em direcção ao Alentejo, tivemos a oportunidade de passear pela barragem de Santa Clara, que se encontra no Rio Mira.

Um pequeno caminho para o interior permite fazer uma boa parte do passeio junto ao lago.

Para aqueles que se esqueceram dos sapatos de caminhada, podem ir para o lado da área costeira, que oferece a oportunidade de experimentar vários desportes aquáticos.

Logo esperamos encontrar algo para completar o artigo com uma futura ida ao Gerês!

Relativamente aos Açores e à madeira, encontro-vos no fórum para trocar as nossas impressões e/ou planear uma possível viagem que queiram fazer entre Lusooutanos.

Aller à la barre d’outils